Marcel Gautherot
Belo Horizonte
© Eduardo Eckenfels
Vazio S/A Arquitetura e Urbanismo mistura prática e pesquisa. Para o estúdio, a visão integrada das disciplinas de desenho — arquitetura, paisagismo e urbanismo — é uma estratégia fundamental numa época de desafios impostos pelas dinâmicas da ecologia e pela própria complexidade das cidades. Seja no desenho de móveis ou no projeto de residências, equipamentos culturais e edifícios comerciais, prevalece no escritório a interdisciplinaridade.
Buscamos uma postura propositiva e ativa em questões próprias dos problemas da arquitetura: uma visão da informalidade, dos vazios e do mercado como algo que possa nos indicar novos projetos e oportunidades. À visão de uma prática de escritório convencional (casas, edifícios comerciais, desenho urbano etc) está associada a experimentação através de concursos de arquitetura, publicações, parcerias com grupos sociais e artísticos, e intervenções urbanas efêmeras que discutem novas relações entre a cultura contemporânea e a arquitetura.
Vazio S/A já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, entre eles o influente Architectural Review Emerging Architecture Award; tem projetos construídos no Brasil, Canadá e Inglaterra; e tem participado de importantes mostras de arte e arquitetura, como a Bienal de Arquitetura de Veneza e a Bienal de Arte de São Paulo.
Dentre as últimas obras de arquitetura concluídas está Montevidéu 285, edifício de apartamentos projetado e incorporado pelo estúdio. Projetado por um consórcio de arquitetos e Vazio S/A, e construído pela Prefeitura de BH, H3O é um parque de esportes e lazer conjugado com um grande centro comunitário na favela da Serra, o maior assentamento informal (50.000 habitantes) da cidade. Outros dois projetos em obras são o residencial Edifício VDA (2015) e a Casa Moeda (2015).
- Categoria
-
- Arquitectos
- Localização
- Belo Horizonte
- Funcionários
- 4
- Website
- www.vazio.com.br
- Data de fundação
- 2002